← Todos os índices

Salário mínimo desde o Plano Real

O Salário mínimo é o salário mínimo nacional, com cada reajuste desde o Plano Real.

Salário mínimo (2026)

R$ 1.621,00

desde jan/2026

Último reajuste

+6,79%

+2,78% acima da inflação (INPC)

Ganho real desde 1994

+197,77%

R$ 64,79 corrigidos dariam R$ 544,39

Valor do salário mínimo (R$)

Valor na épocaCorrigido pela inflação (em R$ de set/2026)

Todos os reajustes

VigênciaValorReajusteAumento real
jan/2026R$ 1.621,00+6,79%+2,78%
jan/2025R$ 1.518,00+7,51%+2,61%
jan/2024R$ 1.412,00+6,97%+5,64%
mai/2023R$ 1.320,00+1,38%-1,01%
jan/2023R$ 1.302,00+7,43%+1,41%
jan/2022R$ 1.212,00+10,18%+0,02%
jan/2021R$ 1.100,00+5,26%+0,02%
fev/2020R$ 1.045,00+0,58%+0,39%
jan/2020R$ 1.039,00+4,11%-0,36%
jan/2019R$ 998,00+4,61%+1,14%
jan/2018R$ 954,00+1,81%-0,25%
jan/2017R$ 937,00+6,48%-0,10%
jan/2016R$ 880,00+11,68%+0,36%
jan/2015R$ 788,00+8,84%+2,46%
jan/2014R$ 724,00+6,78%+1,16%
jan/2013R$ 678,00+9,00%+2,64%
jan/2012R$ 622,00+14,13%+9,19%
mar/2011R$ 545,00+0,93%-0,55%
jan/2011R$ 540,00+5,88%-0,55%
jan/2010R$ 510,00+9,68%+6,02%
fev/2009R$ 465,00+12,05%+5,79%
mar/2008R$ 415,00+9,21%+4,04%
abr/2007R$ 380,00+8,57%+5,11%
abr/2006R$ 350,00+16,67%+13,04%
mai/2005R$ 300,00+15,38%+8,23%
mai/2004R$ 260,00+8,33%+1,19%
abr/2003R$ 240,00+20,00%+1,23%
abr/2002R$ 200,00+11,11%+1,26%
abr/2001R$ 180,00+19,21%+12,17%
abr/2000R$ 151,00+11,03%+5,39%
mai/1999R$ 136,00+4,62%+0,71%
mai/1998R$ 130,00+8,33%+4,04%
mai/1997R$ 120,00+7,14%-0,98%
mai/1996R$ 112,00+12,00%-5,26%
mai/1995R$ 100,00+42,86%+22,62%
set/1994R$ 70,00+8,04%-1,55%
jul/1994R$ 64,79——

Fonte: Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS) do Banco Central, atualizado todo dia pelo Cifrix.